Integrantes » Pesquisador

Integrantes

Carlos Eduardo Peres Teixeira

Nome: Carlos Eduardo Peres Teixeira
Titulação: PhD
Instituição: Universidade Federal do Ceará
Telefone: (85) 3366-7021
E-mail: ocecept@gmail.com
Home page: https://sites.google.com/site/ocecept2/
CV-Lattes: http://lattes.cnpq.br/2756113489132080
Endereço: Instituto de Ciências do Mar, LABOMAR Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (2003), mestrado em Oceanografia (Oceanografia Física) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Oceanografia Física pela University of New South Wales (2010). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Física, atuando principalmente em estudos para o entendimento da circulação estuarina e sobre a plataforma continental e da influência de condicionantes oceanográficas em processos ecológico. Para tanto são empregados as seguintes técnicas: analise de dados, sensoriamento remoto e modelagem numérica.

2017 - Atual
Importância da Circulação para o Transporte e Destino de Contaminantes Orgânicos na Plataforma Continental do Ceará (CIRCONPLACE)
Descrição: As áreas costeiras são de extrema importância para as populações num contexto socioeconômico e também devido seu valor ambiental. Devido ao crescimento desordenado da metropolitana de Fortaleza (RMF) os principais afluentes que cortam a região, rios Ceará e Cocó, recebem de forma indireta um grande aporte de esgotos domésticos e industriais. Além disso o efluente lançado através do emissário submarino da cidade de Fortaleza não possui tratamento adequado. Estes lançamentos inadequados têm gerado impactos na região estuarina destes rios e na área próxima ao emissário. Um dos impactos gerados é a poluição por contaminantes orgânicos clássicos e emergentes cujo o entendimento do grau de contaminação, dispersão e destino dos contaminantes devem ser encarados com uma prioridade para a sociedade em virtude do potencial carcinogênico e possíveis danos a fauna marinha. O entendimento deste processo depende do conhecimento da distribuição de sedimentos de origem continental na plataforma interna, haja vista este ser o compartimento final destes contaminantes no meio ambiente e também do conhecimento da circulação, pois este é o mecanismo de transporte e dispersão dos contaminantes e dos sedimentos. O projeto tem como objetivo principal determinar o papel da circulação na dispersão e no destino de contaminantes de origem continental que chegam a região costeira metropolitana de Fortaleza.
Situação: Em Andamento; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Carlos Eduardo Peres Teixeira - Coordenador / Lidriana de Souza Pinheiro - Integrante / Ana Paula Krelling - Integrante / Rivelino Martins Cavalcante - Integrante / Ronaldo Ferreira do Nascimento - Integrante / Francisco Wagner de Sousa - Integrante / Francisco Maurício de Sá Barreto - Integrante / Paulo Roberto Silva Pessoa - Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro.

2013 - 2016
MOOBPLACE Modelagem Numérica e Observação Oceanográfica da Plataforma Continental do Ceará - Um subsidio a Industria de Explotação e Transporte de Petróleo
Descrição: O projeto visa a implementação deste modelo numérico e a coleta de dados hidrográficos e hidrodinâmicos para o estudo da circulação oceânica na PCCE, sua variabilidade espaço-temporal e para a previsão a sua previsão.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Carlos Eduardo Peres Teixeira - Coordenador / Mauro Cirano - Integrante / Maria Ozilea Bezerra Menezes - Integrante / Carlos Augusto França Schettini - Integrante / Rivelino Martins Cavalcante - Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro.
Número de produções C, T & A: 3

2012 - Atual
Modelagem Numérica da Circulação sobre a Plataforma Continental do estado do Ceará
Descrição: A Plataforma Continental do Ceará (PCCE) possui grande importância econômica, social e ambiental da para o estado e para o Brasil. Estudos que venham a ampliar o conhecimento oceanográfico da região são justificáveis não apenas como resposta à curiosidade cientifica, mas também como base para um melhor manejo da PCCE e da região costeira adjacente, visando à preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região. Infelizmente tais estudos são ainda restritos. Em especial existem muitos poucos dados sobre a estrutura termohalina da PCCE e nenhum estudo sobre a componente baroclínica da circulação. Além disso, os mecanismos forçantes da circulação baroclínica e sua variabilidade não são conhecidos. Por fim, os processos de conexão entre os diversos estuários que deságuam na PCCE estão ainda completamente inexplorados. O projeto visa o estudo da circulação baroclínica da PCCE, sua variabilidade espaço-temporal, bem como entender a interconexão entre os sistemas estuarinos da PCCE. Especificamente, pretende-se investigar a importância do vento, marés e descarga fluvial na circulação da região. Visa-se ainda analisar os processos de transporte e dissipação dos materiais provenientes de cada tributário da PCCE e sua sensibilidade aos diferentes forçantes da circulação. Para tanto será utilizada a versão tridimensional do modelo ROMS, que permitirá pela primeira vez o estudo dos processos baroclínicos na PCCE. Ao final do projeto este modelo estará pronto para ser operacionalizado, servindo como eficiente ferramenta na gestão ambiental e na avaliação de possíveis cenários de risco.
Situação: Em Andamento; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Carlos Eduardo Peres Teixeira - Coordenador / Maria Ozilea Bezerra Menezes - Integrante / Carlos Augusto França Schettini - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro.
Número de produções C, T & A: 3

2012 - 2015
Circulação residual e dinâmica do material em suspensão e matéria orgânica na BTS
Descrição: Este projeto se propõe a estudar a circulação residual (gravitacional, topograficamente induzida e gerada pelo cisalhamento eólico) da BTS e investigar seus efeitos na dispersão do plancton e material particulado em suspensão (inorgânico e frações orgânicas). Possui uma vertente quimica que analisa as várias formas de carbono presentes na água e sedimentos da porção central da baía e o fluxo de gases entre a baía e a atmosfera. A associação do fluxo residual com as concentrações das diversas substâncias investigadas permitirá avaliar o trânsito de massa entre a baía e a plataforma e entre setores internos da baia, e ainda verificar a existência de ciclos que modulem o sistema de transporte. A avaliação das direções de transporte e o mapeamento das concentrações de materia orgânica irá contribuir para a maior compreensão das fontes antrópicas associadas aos poluentes encontrados ao longo do maior eixo da BTS. O cálculo dos fluxos de CO2 entre a água e a atmosfera terá como resultado uma avaliação do papel da BTS como fonte ou acumuladora de CO2 atmosférico, contribuindo com o esforço internacional para a quantificação do ciclo global do carbono. Este projeto estará despendendo um esforço consideravel na aquisição de sólidas séries temporais de variaveis hidrológicas, que possivelmente se tornará a maior no país. A disponibilização destes dados on-line deverá favorecer um grande numero de estudos acadêmicos e auxiliar orgãos públicos e empresas privadas na tarefa de avaliação de impactos ambientais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Carlos Eduardo Peres Teixeira - Integrante / Guilherme Camargo Lessa - Coordenador / Paulo Mafalda - Integrante / Doriedson Ferreira Gomes - Integrante / Marcelo Landim - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio Financeiro.
Número de produções C, T & A: 1

2012 - 2014
INCT Ambientes Marinhos Tropicais - Plumas Fluviais
Descrição: Os rios são as principais vias de fluxo dos materiais produzidos pelo intemperismo e lixiviação das rochas e solos continentais para os oceanos. Muitos sistemas fluviais apresentam um sistema de transição estuarino, enquanto que aqueles de grandes dimensões, associados a sistemas deltáicos, afluem diretamente para os oceanos. A distribuição dos sedimentos na plataforma ocorre inicialmente através das plumas fluviais. As plumas resultam da interação entre massas de água de diferentes densidades, onde as águas fluviais menos densas bóiam sobre a água costeira, conservando a cinética fluvial. A camada de água menos densa pode ocupar de alguns decímetros a metros de coluna de água, espraiando-se radialmente a partir da desembocadura. Uma vez que as águas se misturam, ocorre a decantação dos sedimentos carreados em suspensão e a conversão de nutrientes em produção primária. A partir deste ponto, os sedimentos entram em um ciclo de deposição, erosão e transporte até ficarem retidos em um ambiente deposicional costeiro (marismas ou manguezais) ou escaparem para regiões mais profundas onde ficarão retidos em escalas de tempo maiores.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Carlos Eduardo Peres Teixeira - Integrante / Maria Ozilea Bezerra Menezes - Integrante / Carlos Augusto França Schettini - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro.

2011 - 2015
Estudo sobre a Sazonalidade e principais forçantes da circulação da Baía de Todos os Santos
Descrição: O projeto visa estudar a sazonalidade e os principais forçantes da circulação hidrodinâmica da Baía de Todos os Santos, bem como dos processos de troca com a plataforma adjacente. Para tanto esta sendo utilizado o modelo Regional Ocean Model (ROMS) em sua versão tri-dimensional baroclínica. Serão estudados os efeitos das marés, descarga fluvial e forçantes atmosféricas sobre a circulação e dispersão de materiais na região. Além disso, pretende-se analisar a dispersão de materiais e contaminantes de origem fluvial dentro da BTS, através do uso de traçadores passivos e partículas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Carlos Eduardo Peres Teixeira - Integrante / Guilherme Camargo Lessa - Integrante / Carlos Alessandre Domingos Lentini - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3

2011 - 2015
Estudo sobre a Sazonalidade e principais forçantes da circulação da Baía de Todos os Santos
Descrição:
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Carlos Eduardo Peres Teixeira - Coordenador / Guilherme Camargo Lessa - Integrante / Carlos Alessandre Domingos Lentini - Integrante.
.

2011 - 2015
Gestão e Segurança da Navegação e do Transporte Aquaviário: Desenvolvimento Ambientalmente Sustentável de Sistemas Marítimos e Fluviais (TRANSAQUA)
Descrição: Dando continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto DESPORT, o projeto TRANSAQUA Gestão e Segurança da Navegação e do Transporte Aquaviário: Desenvolvimento Ambientalmente Sustentável de Sistemas Marítimos e Fluviais foi aprovado no edital CT Aquaviário 01/2010 do Ministério da Ciência e Tecnologia/Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Este projeto soma aproximadamente R$ 1 milhão em recursos e tem a participação de outras três Universidades Federais: do Ceará (UFC), de Pernambuco (UFPE) e de Itajubá (Unifei). Um dos aspectos principais do Projeto TRANSAQUA é desenvolver metodologias para a gestão e segurança da navegação e do transporte hidroviário, de forma a contribuir para o desenvolvimento ambientalmente sustentável dos sistemas portuários estudados. O desafio é otimizar os serviços, promovendo o mínimo de impacto ambiental com o máximo de resultado. Para atingir este objetivo, o Projeto prevê a criação de cinco redes de pesquisa para desenvolver metodologias inovadoras no sistema aquaviário nacional. A iniciativa envolve gestão ambiental portuária, monitoramento continuado de propriedades físicas, modelagem numérica da hidrodinâmica e transporte sedimentar de sistemas aquaviários e estudos geo-espaciais, além da gestão integrada do projeto. Comprovando o ineditismo da proposta, uma das redes prevê a utilização de flutuadores ativos que representem embarcações reais para a modelagem numérica dos ambientes portuários. Os produtos esperados pelo Projeto são ferramentas de gestão inéditas que poderão ser aplicadas em qualquer sistema hidroviário marítimo ou fluvial no Brasil, públicos ou privados. O principal estudo de caso será realizado no Porto do Rio Grande, entretanto as metodologias desenvolvidas serão também aplicadas em outros grandes portos do País, como os localizados nas cidades-sede das universidades envolvidas (Porto de Suape e Porto de Mucuripe)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Carlos Eduardo Peres Teixeira - Integrante / Maria Ozilea Bezerra Menezes - Integrante / Carlos Augusto França Schettini - Integrante / Elisa Helena Leão Fernandes - Coordenador.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio Financeiro.

2010 - 2012
Carrying Capacity of Spencer Gulf: Hydrodynamic and Biogeochemical Measurement Modelling and Performance Monitoring
Descrição:
Situação: Em Andamento; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Carlos Eduardo Peres Teixeira - Integrante / John F. Middleton - Coordenador / John Luick - Integrante / Sophie Leterme - Integrante / Mark J. Doubell - Integrante.
Financiador(es): Fisheries Research and Development Corporation - Auxílio Financeiro.

2008 - 2011
Project Prawn and Crab harvest optimisation: a biophysical management tool
Descrição:
Situação: Em Andamento; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Carlos Eduardo Peres Teixeira - Integrante / John F. Middleton - Coordenador.
Financiador(es): Fisheries Research and Development Corporation - Auxílio Financeiro.
Número de produções C, T & A: 1

2006 - 2010
SAIMOS - Southern Australia Integrated Marine Observing System
Descrição: n the first 5 years SAIMOS will provide data that will be used to determine the nature and dynamics of two key, and unique ecosystems ( Kangaroo Is-Eyre Peninsula and then the Bonney Coast ) and the relation of ocean circulation, chemistry and sediments to lower trophic dynamics (phytoplankton/zooplankton), larval transport and higher marine species foraging. In addition, SAIMOS will provide direct input to other nodes through observations of key ocean current systems that connect the regions of W.A., the Southern Ocean and N.S.W. through processes that occur on weekly to El Nino time scales.
Situação: Em Andamento; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Carlos Eduardo Peres Teixeira - Integrante / John F. Middleton - Coordenador / Virginie Van Dongen-Vogels - Integrante / Laurent Seuront - Integrante / John Luick - Integrante / Charles James - Integrante / Sophie Leterme - Integrante / James Patterson - Integrante.
Financiador(es): National Collaborative Research Infrastructure Strategy - Auxílio Financeiro.
Número de produções C, T & A: 1

2005 - 2006
SACC-PROSUL: SACC: Consórcio Internacional para o Estudo do Papel dos Oceanos em Mudanças Globais e Variabilidade Climática na América do Su
Descrição: O projeto SACC-PROSUL é financiado pelo CNPq e tem como objetivo ampliar a atuação do Consórcio SACC, permitindo a inclusão de novos pesquisadores e instituições sul-americanas. Em especial, considerando-se a necessidade de integrar países com diferentes experiências em processos físico-biológicos em regiões oceânicas e de plataforma, a participação de cientistas e instituições do Chile e do Perú contribuiriam significativamente para as experiências do SACC. Para tanto, contatos foram feitos com cientistas da Universidad de Concepcion (UDEC), no Chile, e com o Instituto del Mar del Perú (IMARPE), os quais manifestaram-se favoravelmente em participar de um processo de discussões visando seus ingressos na rede proposta. Como estratégia a ser seguida, além da integração e coordenação dos projetos em andamento, será realizada uma reunião inicial com a participação de representantes de todas as instituições envolvidas e de outras que vierem a manifestar interesse no futuro. Nessa reunião serão definidos novos projetos multidisciplinares de cooperação, os quais serão submetidos a diferentes agências de fomento nacionais e internacionais. Serão também promovidos intercâmbios de pesquisadores, estágios e cursos de treinamento. A implementação desta rede proporcionará um aumento considerável da competência sul-americana no entendimento de processos de larga e meso-escala que controlam aspectos essenciais à pesca, lazer, agricultura e turismo dos países envolvidos..
Situação: Em Andamento; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Carlos Eduardo Peres Teixeira - Coordenador.
.

2004 - 2006
Projeto LAPLATA - Levantamento Oceanografico em Larga Escala na Plataforma Continental Sudeste da America do Sul
Descrição: O Projeto LAPLATA e' um estudo das condições oceanográficas ao longo da plataforma continental sudeste da América do Sul, entre 40o e 22oS, através da combinação de diversos recursos observacionais e de modelagem numérica. Um dos objetivos principais é o estudo da variabilidade sazonal das plumas de baixa salinidade do Rio da Prata e do Complexo Lagunar Patos-Mirim, ao longo da plataforma continental, e dos impactos dessas variabilidades no ecossistema e no sistema climático local. Pretende-se atingir esses objetivos utilizando-se de metodologia que inclui o sensoriamento remoto de salinidade por instrumento aero-transportado; o sensoriamento remoto da cor e da temperatura da superfície do mar, por satélite; e medições in situ, a bordo de navio oceanográfico e por meio de instrumentos fundeados. Este projeto está sendo submetido simultaneamente à FAPESP e a outras agências de fomento no Brasil, na Argentina, no Uruguai e nos Estados Unidos da América. Nos EUA, uma versão submetida ao Office of Naval Research (ONR) já foi aprovada. O Projeto deverá também contar com o apoio financeiro do Inter-American Institute for Global Change Research (IAI), através do Projeto: South Atlantic Climate Change (SACC) Cooperative Research Network. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Carlos Eduardo Peres Teixeira - Integrante / Edmo Jose Dias Campos - Coordenador.
.

2003 - 2006
Projeto GOAL Oceanografia Física de Altas Latitudes
Descrição: Com o encerramento do programa WOCE (World Ocean Circulation Experiment), em 2002, a pesquisa oceanográfica de larga escala com aplicações para estudos climáticos estará centrada em programas como o CLIVAR (Climate Variability and Predictability -www.clivar.org ) e o GOOS (Global Ocean Observing System - ioc.unesco.org ). Pelas características destes programas internacionais, as linhas principais da pesquisa oceanográfica voltar-se-ão para o estudo e monitoramento da variabilidade oceânica, pois esta é fundamental para melhorar a compreensão da importante influência dos oceanos no clima global. Este aspecto é particularmente importante nas altas latitudes, próximas ao continente Antártico, devido à comprovada sensibilidade deste sistema a mudanças climáticas. Como o Brasil vem participando do programa DOVETAIL (Deep Ocean Ventilation Through Antarctic Intermediate Layers - www.ers.org/dovetail/ ), dentro do IanZone/SCOR, através do Programa Antártico, sua continuidade seria fundamental. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Carlos Eduardo Peres Teixeira - Integrante / Mauricio Magalhães Mata - Coordenador / Carlos Alberto Eiras Garcia - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2

2002 - 2006
PAVAO: Padroes de Variabilidade Oceâniva de Mesoescala no sul do Brasil: Uso comparativo de Funções Empíricas Ortogonais e Redes Neurais Supervisionadas
Descrição: O objetivo principal é o estudo da variabilidade de mesoescala associada a Corrente do Brasil ao largo da costa sul brasileira. Este objetivo visa avançar no conhecimento da dinâmica oceanográfica regional que, até o presente, está limitada a um enfoque instantâneo dos processos presentes. Além disso, diversos objetivos específicos podem ser identificados: 1) Determinar os principais modos estatísticos de variabilidade de mesoescala associados a CB; 2)Identificar os padrões de distribuição de ovos/larvas de peixes associados com os modos de variabilidade de mesoescala; 3) Desenvolver modelos de Redes Neurais Artificiais capazes de levar em conta as componentes não-lineares desta variabilidade.
Situação: Em Andamento; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Carlos Eduardo Peres Teixeira - Integrante / Mauricio Magalhães Mata - Coordenador / Mauro Cirano - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9