Integrantes » Pesquisador

Integrantes

Guilherme Camargo Lessa

Nome: Guilherme Camargo Lessa
Titulação: PhD
Instituição: UFBa
Telefone: 3283 6690
E-mail: gclessa@gmail.com
Home page: qwqwwewe
CV-Lattes: http://lattes.cnpq.br/9096928137653565
Endereço: Instituto de Geociencias, UFBa, Campus Ondina, Salvador (BA)

Doutor em Ciencias Marinhas pela pela Universidade de Sydney (1994) e Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência em Geomorfologia/Oceanografia Costeira, com ênfase em sedimentologia marinha, circulação costeira e estuarina e evolução do relevo costeiro (barreiras arenosas e estuários).

2017 - Atual
arquivo
INVESTIGAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E DOS PROCESSOS DE SEDIMENTAÇÃO DE MACRO-AGREGADOS EM SUSPENSÃO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS
Descrição: Concentrações muito elevadas de macro-agregados com dimensões decimétricas são observados na Baía de Todos os Santos. Estes mega-agregados estão concentrados na zona central da baía, sendo que sua natureza, origem, comportamento hidrodinâmico e concentração são uma incógnita. Assim como a neve marinha, estas estruturas devem desempenhar um importante papel na dinâmica de decantação do MPS. O objetivo deste projeto é investigar o comportamento dos mega-agregados em suspensão na BTS do ponto de vista sedimentológico, caracterizando sua estrutura física e morfologia, sua densidade, composição sedimentar e velocidade de decantação. Paralelamente pretende-se ainda avaliar o fluxo vertical de sedimentos e gerar dados para subsidiar modelos numéricos de simulação do transporte de sedimentos que estarão sendo implementados.
Situação: Em Andamento; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Guilherme Camargo Lessa - Coordenador / Carlos Eduardo Peres Teixeira - Integrante / Martinho Marta-Almeida - Integrante / Lucas Souza da Fonseca - Integrante / Rafael Mariani Rodrigues - Integrante / Wederson Pereira Oliveira - Integrante / Iago Gradin - Integrante / Andre Brandão - Integrante.
Financiador(es): Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos - Outro.

2014 - Atual
Estudo do clima de ondas e circulação na plataforma interna do litoral norte da Bahia
Descrição: Determinar a estrutura vertical do campo de correntes e dos parâmetros típicos das ondas de gravidade, sua variabilidade temporal e a evolução do espectro de energia em eventos extremos.
Situação: Em Andamento; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Guilherme Camargo Lessa - Coordenador / Janini Pereira - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Auxílio Financeiro.

2012 - 2015
arquivo
Circulação residual e dinâmica do material em suspensão e matéria orgânica na BTS
Descrição: Este projeto se propõe a estudar a circulação residual (gravitacional, topograficamente induzida e gerada pelo cisalhamento eólico) da BTS e investigar seus efeitos na dispersão do plancton e material particulado em suspensão (inorgânico e frações orgânicas). Possui uma vertente quimica que analisa as várias formas de carbono presentes na água e sedimentos da porção central da baía e o fluxo de gases entre a baía e a atmosfera. A associação do fluxo residual com as concentrações das diversas substâncias investigadas permitirá avaliar o trânsito de massa entre a baía e a plataforma e entre setores internos da baia, e ainda verificar a existência de ciclos que modulem o sistema de transporte. A avaliação das direções de transporte e o mapeamento das concentrações de materia orgânica irá contribuir para a maior compreensão das fontes antrópicas associadas aos poluentes encontrados ao longo do maior eixo da BTS. O cálculo dos fluxos de CO2 entre a água e a atmosfera terá como resultado uma avaliação do papel da BTS como fonte ou acumuladora de CO2 atmosférico, contribuindo com o esforço internacional para a quantificação do ciclo global do carbono. Este projeto estará despendendo um esforço consideravel na aquisição de sólidas séries temporais de variaveis hidrológicas, que possivelmente se tornará a maior no país. A disponibilização destes dados on-line deverá favorecer um grande numero de estudos acadêmicos e auxiliar orgãos públicos e empresas privadas na tarefa de avaliação de impactos ambientais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Guilherme Camargo Lessa - Coordenador / Paulo Mafalda - Integrante / Doriedson Ferreira Gomes - Integrante / Marcelo Landim - Integrante / Carlos Eduardo Peres Teixeira - Integrante / Maria Zucchi - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio Financeiro.

2012 - 2013
Circulação Termohalina da Baía de Todos os Santos
Descrição: Até recentemente era de entendimento geral que a BTS se comportava como um fluído essencialmente barotrópico (CRA, 2001, Xavier 2002). Investigações recentes indentificaram, entretanto, uma importante componente baroclínica (Genz 2006, Cirano & Lessa 2007, Pereira & Lessa 2009, Lessa et al. 2009), a qual tem implicações diretas no escoamento e circulação residual da BTS. Xavier (2002) utilizou um modelo de circulação bi-dimensional para fazer um panorama geral da circulação na baía e permitiu investigar a circulação residual barotrópica e tempos de residência. Este projeto visa implementar a versão tri-dimensional do modelo Regional Ocean Modelling System (ROMS) para a BTS e plataforma adjacente, de modo a investigar o transporte e trocas entre a BTS e o oceano considerando inúmeros cenários dinâmicos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Guilherme Camargo Lessa - Integrante / Carlos Eduardo Teixeira - Coordenador / Carlos Alessandre Domingos Lentini - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro.

2007 - 2008
Modelagem numérica da circulação de maré em estuários com diferentes estágios de preenchimento sedimentar
Descrição: Processo geomórficos em estuarios refletem a interação dos fluxo de agua com a topografia topografia. Esta estabelece as condições de contorno para a propagação da onda de maré, a qual gera correntes que resultam no transporte de sedimentos e na alteração da topografia original. Estados morfodinâmicos discretosao longo da evolução podem ser inferidos, e alterações topográficas sugeridas, com base em evidências contidas nos depósitos sedimentares. Este projeto se propõe a testar a tese da ocorrência de alterações morfodinâmicas no Holoceno Médio e Superior em dois estuários com características geomorfológicas e oceanográficas distintas: o estuário parcialmente misturado da Baía de Paranaguá e o estuário bem misturado de Cacha Prego (BA), com áreas de respectivamente 310 km2 e 3 km2. Utilizando informações morfoestratigráficas com controles cronológicos, objetiva-se reconstituir as dimensões dos estuários em diferentes momentos do Holoceno Médio e Superior e, com a utilização de modelagem numérica da propagação da maré (elevação e fluxo), inferir a morfodinâmica e estimar taxas de transporte de sedimentos de fundo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Guilherme Camargo Lessa - Coordenador / Eduardo Marone - Integrante / Rodolfo José Angulo - Integrante / Mauricio Noermberg - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2006 - Atual
Estuários Brasileiros - gênese e caracterização oceanográfica
Descrição: Este projeto almeja mapear os grandes estuários brasileiros (área > 50 km2) visando a construção de um banco de dados digitais com informações sobre sua área, volume, hipsometria, fácies sedimentares superficiais, área e geologia da bacia de drenagem e descarga fluvial. Além disso pretende investigar os fatores responsaveis pela sua manutenção e localização, especialmente no que se refere à existência de grades espaços de acomodação em uma costa com longa história regressiva.
Situação: Em Andamento; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Guilherme Camargo Lessa - Coordenador / Pedro Walfir de Souza Filho - Integrante / Luiz César Correia Gomes - Integrante / Bruno Moreira Guimarães - Integrante / Felipe Moraes Santos - Integrante.
.
Número de produções C, T & A: 2

2005 - 2006
Modelagem numérica da circulação do estuário do Rio Paraguaçu
Descrição: Simulações numéricas do fluxo do baixo curso do rio Paraguaçu e Baía de Iguape, visando identificar as alterações que o novo regime de vazão da represa de Pedra do Cavalo, associado à produção de hidroeletricidade, estará causando à circulação de água atual na região. O trabalho compreende o levantamento batimetrico detalhado da foz do rio Paraguaçu e a construção de modelo numérico tridimensional e baroclínico.O modelo será validado com informações já obtidas em campo, as quais envolvem registros maregráficos em 3 estações, perfis longitudinais dos campos de salinidade, temperatura e turbidez e monitoramento da estrutura vertical do fluxo e massas d'água em seções tranversais ao fluxo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Guilherme Camargo Lessa - Coordenador / Fernando Genz - Integrante / Mauro Cirano - Integrante.
.

2005 - 2006
Parâmetros Morfo-Químicos das Testas de Foraminíferos Bentônicos no estuário do Rio Subaé (BA)
Descrição: O projeto em como objetivo principal estudar tanto a composição química como a morfologia das testas de foraminíferos bentônicos com o fim de utilizá-los como indicadores do grau de contaminação por metais pesados no Estuário do Rio Subaé, norte da Baía de Todos os Santos. Tais parâmetros morfo-químicos permitirão uma melhor compreensão do efeito da contaminação sobre o local estudado. Além disso, o presente estudo objetiva fornecer subsídios para a realização de futuros estudos de monitoramento ambiental no ambiente em estudo e em áreas semelhantes do ponto de vista das condições ambientais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Guilherme Camargo Lessa - Coordenador / Leticia Burone - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1

2003 - 2006
Balanço de Metais Pesados na Baía de Todos os Santos
Descrição: A Baía de Todos os Santos e seus tributários tem se tornado objeto de interesse devido aos potenciais efeitos adversos causados por contaminantes introduzidos no ecossistema nas últimas décadas. Dentro dos principais contaminantes estão os metais traços e compostos orgânicos, os quais podem ter efeitos adversos na biota em relativamente baixas concentrações. Muito pouco é conhecido sobre a hidrogeoquímica dos metais na área de estudo. O objetivo destem projeto é gerar uma base de dados das concentrações dos metais e variáveis físico-químicas para os tributários da BTS, assim como identificar e quantificar os padrões espaço-temporais de distribuição, as principais fontes, e principalmente, os fluxos destes contaminantes para a BTS.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Guilherme Camargo Lessa - Integrante / Mauro Cirano - Integrante / Vanessa Hatje - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro.
Número de produções C, T & A: 1

2003 - 2006
Monitoramento oceanográfico das áreas de risco a derrames de óleo - costa central da Bahia
Descrição: Um dos fatores cruciais para a avaliação do impacto de eventuais derramamentos de petróleo ao longo destas regiões exploratórias é o conhecimento detalhado dos campos de circulação oceânica e atmosférica e sua variação espaço-temporal. Com base nestes dados, e através do uso de modelos de dispersão de óleo no oceano, pode-se então estimar a abrangência espacial destes derramamentos, de forma a determinar as prováveis áreas de risco. Até o presente momento, e com exceção da região da Baía de Todos os Santos, não existe na literatura científica nenhum trabalho que descreva de forma detalhada a circulação oceânica e costeira para a região de estudo. Com base nos resultados apresentados por Cirano e Lessa (2002), que analisaram os dados provenientes de uma rede de 30 correntógrafos fundeados simultaneamente dentro da BTS e na plataforma continental adjacente (períodos de inverno e verão), espera-se que a circulação oceânica e costeira para a região em questão seja o resultado da interação de uma grande variedade de mecanismos forçantes, indo desde as marés até escalas temporais bem mais longas.O objetivo principal do projeto é a adaptação do Princeton Ocean Model (POM) à região de estudo, localizada entre as cidades de Salvador (ao norte) e Ilhéus (ao sul), com o intuito de se obter um modelo numérico tridimensional que descreva realisticamente a circulação oceânica e costeira e que represente a influência das várias forçantes (marés, circulação gerada pelo vento e/ou correntes de larga-escala) na dinâmica da área em questão.Tais resultados serão usados para estudos de dispersão de óleo no mar com o modelo GNOME da NOAA. A circulação atmosférica, de grande importância na dispersão de contaminantes na superfície do mar, será também analisada em detalhes, através do uso do modelo de circulação atmosférica regional ETA.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Guilherme Camargo Lessa - Integrante / Mauro Cirano - Coordenador / Fabiola Negeiros - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro.

2002 - 2006
Monitoramento Ambiental de Áreas de Risco à Derrames de Óleo - Projeto Petrorisco
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema integrado de tecnologias para a detecção de derrames de óleo em regiões offshore e onshore, próximas às zonas costeiras, desde o Amapá até a Bahia. Objetivando o monitoramento ambiental voltado às atividades da indústria do petróleo, quais sejam, detectar, monitorar, constituir bancos de dados georeferenciados e modelar o meio ambiente costeiro e marinho susceptíveis a derrames de óleo via sensoriamento remoto, dados meteo-oceanográficos, geoquímica ambiental, biológicos-ecotoxicológicos e sísmicos de alta resolução, Como produtos serão gerados mapas de sensibilidade ambiental (multitemporais) de zonas costeiras e modelos previsionais de dispersão de óleo no mar, visando subsidiar a implantação e operação da infra-estrutura de dados para os planos de contingência regionais de áreas selecionadas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Guilherme Camargo Lessa - Coordenador / Fernando Genz - Integrante / Mauro Cirano - Integrante / Kalina Dias - Integrante / Rafael Carvalho Cabral - Integrante / Ruy K P de Kikuchi - Integrante / Zelinda Leão - Integrante / Leo Ximenes Dutra - Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio Financeiro.
Número de produções C, T & A: 3

2002 - 2004
O Impacto da Implantação de Barragens sobre Sistemas Estuarinos da costa do Estado da Bahia
Descrição: Intervenções na bacia hidrográfica capazes de gerar alterações no regime hidrológico à jusante, podem causar profundas modificações nos processos fisicos, químicos e biológicos que operam na região estuarina. Uma da formas mais evidentes de intervenção no regime hidrológico de uma bacia é a construção de barragens para captação de água, regularização do fluxo ou produção de energia. Independente da sua finalidade, as barragens provocam a redução das vazões máximas e o aumento das vazões mínimas. À redução das vazões atribui-se o assoreamento da calha fluvial e estuarina, a instabilidade de desembocaduras fluviais, a modificação da marés e assimetria das correntes e a maior ou menor penetração da água salina no curso fluvial. Vários rios brasileiros, de importância local ou regional, apresentam barragens ao longo de seu curso. No entanto, são raros aqueles onde o impacto das barragens sobre a zona costeira ou estuário foi de alguma forma avaliado. A construção de barragens, bem como as diretrizes operacionais existentes, deveriam contemplar os processos de circulação de água e sedimentos existentes na área costeira e estuarina, a exemplo do programa de pesquisa sobre impactos do sistema hidrelétrico em áreas costeiras do Estado de Maryland (Patty et al. 1999). Neste sentido, este projeto propõe caracterizar a situação hidro-sedimentológica atual de alguns estuários e, através de simulações numéricas, i) avaliar o impacto da construção de barragens no padrão de circulação pré-barragem e ii) propor a adoção, junto às empresas de gerenciamento, de regras de operação dos reservatórios que permitam aproximar os padrões de circulação atuais àqueles existentes no passado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Guilherme Camargo Lessa - Coordenador / Geraldo Marcelo Pereira Lima - Integrante / Fernando Genz - Integrante / Mauro Cirano - Integrante / Taoan Franklin - Integrante / Jose Bites de Carvalho - Integrante / Cid Bonfim Santos - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro.
Número de produções C, T & A: 11

2001 - 2002
Hidrodinâmica, Transporte de Sedimentos em Suspensão e Circulação do Estuário do rio Jacuípe
Descrição: Nas zonas estuarinas, a exemplo do que ocorre nos ambientes aquáticos, os sedimentos são um dos meios mais propícios para concentração destes metais, atuando tanto como reservatórios ou como fontes a depender de agentes físicos, químicos e biológicos do meio circundante. A retenção dos metais pesados nos sedimentos é produzida por processos químicos e físico-químicos. Por outro lado, as modificações de pH, Eh, teor orgânico e salinidade, que sempre ocorrem em ambientes estuarinos, promovem a liberação total ou parcial das frações metálicas móveis. Sendo assim, determinadas condições de circulação em estuários impactados podem em disponibilidade, para o meio aquático, concentrações indesejáveis de metais pesados. O objeto central deste projeto é o estudo da hidrodinâmica do estuário do rio Jacuípe e do transporte e deposição de sedimentos e metais pesados. Pretende-se acessar a variabilidade da concentração destes em três escalas de tempo: i) diária, devido às marés; ii) anual, devido à sazonalidade climática, e iii) de décadas, devido ao histórico de urbanização e industrialização da área.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Guilherme Camargo Lessa - Coordenador / Geraldo Marcelo Pereira Lima - Integrante / Silvania Mesquita - Integrante / Erik Nascimento - Integrante / Alex Andraus Luquini - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio Financeiro.
Número de produções C, T & A: 2